domingo, 28 de novembro de 2010

"ONOMATOPEIAS EM POESIA"

Fazer poesia pode ser fácil!

Basta um balanço, um certo ritmo, palavras bonitas e o gosto de escrever vai surgindo.

Reparem nestas poesias sobre coisas tão simples e, por isso mesmo, tão belas! São coisas que fazem parte do dia-a-dia de qualquer um de nós. Só temos que saber repaar elas.


TIC…TAC…TIC…TAC…

Tic…tac…tic…tac…

Já são horas! Tic…tac…

O relógio vai tocar.

Tic…tac…ti…tac…

Vou vestir-me! Tic…tac…

Vou calçar-me! Tic…tac…

Vou pentear-me! Tic…tac…

E o relógio vai tocar. Tic…tac…

Tic…tac…tic…tac…

O relógio, Tic…tac…

E eu sempre a pedir

para ele parar. Tic…tac…

Tic…tac…tic…tac…

E o relógio já parou!

Até que enfim! Tic…tac…

Uffa! Tic…tac…tic…tac…

ADEUS! Tic…tac…

Já estou pronta! Tic…tac…

Vou sair! Tic…tac…

Tic…tac…tic…tac…

Texto de Júlia Freire - 3º ano, turma 55


Ilustração de Diogo Nunes - 3º ano, turma 55
_______________________________________________________________

A BOLA

Pum… pum… pum…

Faz a bola nos pés dos jogadores.

Pum… pum… pum…

Que multidão para ver a bola.

Pum… pum… pum…

São dez horas! A bola estreia na televisão!

Pum… pum… pum…

A bola está na televisão!

Pum… pum… pum…

Ah! É verdade: a bola já entrou na baliza!

Pum… GOOOOLO!

Texto e ilustração de José Alberto - 3º ano, turma 55

_________________________________________________________________

SPASH…SPLASH…

Splash… Splash…

Tanto barulho!

Splash… Splash…

É um mergulho…

Splash… Splash…

Estou contente!

Splash… Splash…

A água é transparente…

Splash… Splash…

Vou mergulhar…

Splash… Splash…

Vou-me molhar!

Splash…Splash…

Texto e ilustração de Rute Dionísio - 3º ano, turma 55

Sem comentários: