terça-feira, 31 de maio de 2011

"INTERCÂMBIO ESCOLAR"







A vinda dos colegas de Moraleja



No dia 24 de Maio, os colegas de Moraleja vieram à nossa escola.

Foram recebidos pelos alunos de 3º e 4º ano, formando pares e entregando uma bandeira com dupla face (Portugal / Espanha). Já dentro da escola cantámos uma canção “Ter Amigos” e houve troca de lembranças. Para os alunos trouxeram resumos de histórias tradicionais e para a escola uma escultura (azinheira) que simboliza aquela zona de Espanha. Nós entregámos para a escola uma cesta de verga em miniatura com cerejas feitas em massa fimo, como símbolo do Fundão e uns suportes para livros (mochos – símbolo da sabedoria).Fomos comer o pequeno-almoço no pátio da escola, estava muito saboroso.A seguir fomos para Alpedrinha, aí vimos a fachada da casa onde nasceu um senhor ligado à igreja (foi convidado para ser Papa, mas recusou), viveu 103 anos e foi o criador das casas de Misericórdia. Transformou a casa onde nasceu numa casa da Misericórdia. Vimos o edifício onde morou o comendador e a guia explicou-nos quais eram as suas funções na comunidade. Vimos ainda uma placa onde estavam os nomes de pessoas que tinham morrido em defesa da Pátria, aquando as invasões francesas. Seguimos até ao “Picadeiro” aí existiam fontes muito bonitas. Entrámos no museu do Picadeiro onde jogámos jogos interactivos. Passámos pela igreja onde um senhor nos disse o nome dos Santos expostos nos altares.Fomos almoçar uma escola, comemos salada fria, sopa, saladas e sobremesas. Brincámos no pátio da escola.De seguida fomos a uma oficina onde o senhor nos mostrou móveis, caixas, tabuleiros… Tudo isto era feito pela técnica de embutidos, eram muito caros, pois a madeira era comprada ao quilo e era um trabalho muito demorado. Por fim fomos para o “Anjo da Guarda” local onde lanchámos e brincámos muito.Regressámos ao Fundão já muito cansados mas satisfeitos pelo convívio.


Trabalho realizado pelos alunos de 4º ano - sala 58


5 comentários:

Anónimo disse...

Eu gosto mais ou menos do teatro porque fiqui sem saber o que aconteceu ao senhor Albino e a Fatima e porque é que a estaçã fechou.

Daniel - turma 58

Anónimo disse...

Eu gosto mais ou menos do teatro porque fiqui sem saber o que aconteceu ao senhor Albino e a Fatima e porque é que a estaçã fechou.

Daniel - turma 58

Anónimo disse...

Eu gostei mais ou menos do teatro "Pouca terra" porque só percebi o final da Patrícia e do ZÉ Pedro que ficaram namorados, mas o Senhor Albino, Fátima e Francisco pensava que o Senhor Albino casava-se com a Fátima e encontravam a neta ou se não podia morrer prque já era um senhor de idade.
O Francisco ficava velho e parava as viagens e eria ser professor ou atropelado pelo comboio.
Pensava que a estação não fechasse.

Alexandre - turma 58

Anónimo disse...

Eu não gostei muito do teatro, porque não soube nem percebi bem o final do Senhor Albino, nem do Francisco, nem aquela parte em que o S. Albino começou a rodar a Patrícia quando fecharam a estação de comboios.
As únicas coisas que eu entendi foram que o Zé Pedro e a Patrícia ficaram juntos e que a Fátima foi mendigar para a rua.

Inês Filipa - turma 58

Anónimo disse...

Eu adorei o teatro "Pouca terra" mas a melhor parte foi quando o Zé Pedro e a Patrícia deram um beijo.

Rodrigo Gonçalves - turma 58